26
Abr

Capitão América: O Soldado do Inverno

Jéssica Pagliai @ Cinema


New time. Old captain…

Capitao-Capa

Dizem que O Soldado Invernal é tudo que um filme do Capitão América deve ser…. Enquanto mantém algum humor, o que se tornou a marca registrada dos filmes Marvel, TWS é muito mais grave que todos os outros juntos!  O que torna algo tão audacioso e diferente de todos os outros filmes de super-heróis que temos visto. Mesmo que não seja o filme mais original do século, há elementos básicos que faltam nos blockbusters modernos: Há personagens simpáticos e um mistério a ser resolvido, juntamente com um cronometro que não para de rodas… Algo como os thrillers dos anos 70 com paranoias políticas, dão as boas vindas que fazem de TWS diferente do resto. Com várias cenas que se referem ao medo político, ao controle e manipulação de informações, nunca se mostra autoritário já que o principal objetivo é entreter mesmo que os pontos de vista políticos de Rogers tenha substituído a voz dos espectadores…

Quando Nick Fury Samuel L. Jackson é atacado por um inimigo desconhecido e, o Capitão América Chris Evans e a Viúva Negra Scarlett Johansson se veem juntos mas sem ninguém em quem confiar, exceto talvez, o Falcão Anthony Mackie. Eles descobrem a verdade devastadora durante uma fuga de uma força considerável incluindo o perigosíssimo assassino Winter Soldier.

Capitao-Capa-1

Com o elenco principal Rogers, Fury e Romanoff já estabelecido, os diretores Joe e Anthony Russo fazem um trabalho magnifico em ampliar esses personagens somando a eles alguns secundários que já vimos antes, dando ainda mais profundidade para entender suas ações e como elas os afetarão no futuro. Samuel L. Jackson tem uma presença mais forte nessa vez, validando Nick Fury como um dos principais agentes da S.H.I.E.L.D. O Capitão América é o mais forte, rápido, o soldado mais refinado, equipado com as melhores habilidades de luta e Chris Evans o interpreta com seriedade da moralidade em preto e branco, convincente em uma época em que o cinza ainda pode ser um meio confortável já que o vintage nunca sai de moda. E ainda Scarlett Johansson avançando o fascínio da astucia multifacetada da Black Widow, ao trazer um equilíbrio animado e deslumbrante para Rogers. Em meio a um roteiro tão fragmentado e inteligente, TWS introduz um grupo de novos personagens que desempenham papeis significativos, à uma nova camada nos filmes Marvel. Frank Grillo que vive o forte e altamente treinado Agente da SHIELD Brock Rumlow. Emily VanCamp aparece de surpresa e rapidamente como a Agente 13. Robert Redford é Alexander Pierce, um agente de nível superior da SHIELD, amigo de Fury e representante do Conselho de Segurança Mundial, que nos dá uma outra visão de agentes da organização, diferentes do Agente Coulson e da Agente Maria Hill. Antony Mackie é Sam Wilson e/ou Falcão, um ex-militar das forças especiais e paraquedista, que dá uma adição muito bem vinda ao ser “recrutado” por Rogers o ajudando a combater nessa nova guerra que se instaurou e, se encaixa confortavelmente entre o elenco veterano podendo inclusive estar nos Vingadores. E então aprimorando o combate e resistência temos o Winter Soldier, que é aterrorizante quando se trata das cenas de ação… Sebastian Stan faz um trabalho incrível tendo em seu alvo todos aqueles que ficam no caminho de suas missões.

De nível apenas um pouco abaixo dos Avengers, usa fortemente a continuidade do Universo Marvel melhor que qualquer um dos outros filmes da franquia, e faz jus a muitos elementos diferentes criados até a data. Os eventos retratados, ocorrem nesta que terá consequências graves para entradas futuras…

Capitao-Capa-2

Com uma natureza e abordagem dos filmes policiais dos anos 70, politica e um ambiente contemporâneo com sátiras morais e impecáveis… Com heroísmo e linhas definidas entre o bem e o mal num jeito moderno de assumir a oposição, espionagem e táticas questionáveis… A ação toda acontece naturalmente e de forma pessoal e contundente por conta do não CGI usado, o que deixa tudo ainda mais real… Cada conjunto de peças intensas é variada mas serve para nos lembrar delas, com raras exceções!

Além da trama carregada, a introdução de novos personagens e o mega caos nas ruas de Washingthon DC, os irmãos Russo ainda encontram tempo para injetar um pouco de sentimentos no processo… Mas, no entanto, a ação é o que mais nos pega de surpresa. É verdadeiramente inacreditável pensar que esses dois diretores usam de maneiras tão criativas de usar o escudo do Capitão. Finalmente, o escudo começa a ser visto em toda a sua glória. Além disso, toda a luta (e são muitos) são excelentes e colocadas a prova numa edição frenética com coreografia variada e rápida.

O elenco todo está brilhante em seus papéis… Enquanto Evans estava um pouco arrogante em Vingadores e com o personagem menos interessante, aqui ele realmente brilha! E, essa é uma das poucas vezes que realmente ele está impecável em sua atuação pois, parece mesmo acreditar que é o super soldado em proteção das pessoas e de sua própria liberdade. Pois aqui está uma espionagem moderna com várias intrigas e, nos mostra realmente incapaz à princípio de identificar de que lado ele realmente está! E já do outro lado da moeda, temos o Soldado Invernal, que é provavelmente um dos vilões mais complexos ao lado de Loki? apresentados nos filmes Marvel… Uma máquina verdadeiramente imparável e assassina que não mostra remorsos ou arrependimentos, considerando seu total desrespeito a ações durante o filme… E Shaw consegue passar toda essa ameaça agindo principalmente com os olhos, do que em cenas de diálogo real.

O filme não é perfeito mas, não se sente pressionado a levantar qualquer bandeira chata! Há uma abundância de enredos, de inteligência e personagens que mantem um auto nível de satisfação. Pois, é um filme de super-heróis com emoção, ação e toques sutis de humor!

Capitao-Capa-3

Então, para resumir: Mais um sucesso Marvel, o que Capitão América TWS conta com um grande diferencial: um ótimo thriller político com um bônus super-herói, além de um roteiro impecável. Com muito boas atuações de todo o elenco, está mais intimamente ligado ao próximo Vingadores Age of Ultron de todos os filmes da nova fase dos Avengers…

Realmente, merece todos os comentários positivos que está recebendo!

Sua estreia aqui em Portugal foi no dia 27 de Março, e no Brasil em 11 de Abril.

Falando nisso:

Capitao-Bonus1

Quem é fã dos heróis da Marvel certamente acompanham também a série Agents of S.H.I.E.L.D.

Para quem ainda não conhece, é produzida pelo canal americano ABC, e tem na sua trama alguns dos agente com base na organização S.H.I.E.L.D. da Marvel Comics. Se passa depois da batalha de NYC no filme Os Vingadores, quando o agente Phil Coulson Clark Gregg cuja morte aparentemente foi forjada por Nick Fury Samuel L. Jackson organiza um pequeno grupo de agentes para resolver casos que ainda não foram classificados. A equipe consiste do correto agente Grant Ward Brett Dalton, perito em combate e espionagem, da piloto e especialista em artes marciais agente Melinda May Ming-Na Wen e dos cientistas brilhantes mas introvertidos agente Leo Fitz Iain De Caestecker e agente Jemma Simmons Elizabeth Henstridge e a eles se junta uma recruta civil, a hacker Skye Chloe Bennet.

Já foram exibidos 19 episódios da série e, até o momento nenhum aviso oficial de renovação, dada sua audiência não tão boa… Então, como uma das tentativas para ser renovada, eis que Agents of SHIELD e Capitão América 2 se conectam.

Capitao-Bonus

#spoiler

Depois dos últimos acontecimentos, nesse final de temporada da série o rumo da história foi totalmente mudado e, a partir do episódio 16: End of the Beginning foi revelado que a organização está comprometida e que alguém da equipe está a traindo! Quem será? Hehehe

Beijos.

Nenhum Comentário

 

Deixar uma resposta

!-- WP FOOTER -->