27
Nov

Preconceito: Imigrantes&Emigrantes

Jéssica Pagliai @ Opinião Pessoal Polêmica


Sei que já falei um pouco sobre Xenofobia, mas esses tempos aconteceram duas situações as quais não poderiam passar em branco…

A primeira já é um pouco mais antiga, aconteceu no meu Estado São Paulo, onde uma estudante de DIREITO twittou a seguinte frase: “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!
Fiquei abismada, e surpresa por alguns fatos sobre isso: Uma estudande do curso de direito, devia ter consiencia que, esse tipo de preconceito é de acordo com a lei brasileira crime, se não me engano, sendo julgado com o mesmo efeito de preconceito racial; Não percebeu que, o twitter é público e mundial, sendo que não apenas seus seguidores o veriam? Representando assim: injuria e difamação. Sei de tudo isso, mesmo não sendo advogada, e ela…

.

O outro e mais sério aconteceu aqui em Portugal, em Caldas da Rainha para ser mais específica. Um imigrante brasileiro foi morto a facadas, quando voltava com sua companheira e amigos de um café (mais ou menos, chamado de barzinho no Brasil); a vitima parou para urinar, num muro e então o autor do crime, que estava embreagafo e ainda não foi identificado, começou a ofender todos os presentes, dizendo: “Brasileiro de m**** vai para a tua terra, vagabundo…” começaram uma discução, partiram para agressão e, a história acabou desse modo trágico.
Não quero tirar a culpa de ninguem, pois Luciano Correio estava totalmente errado de usar a rua como casa-de-banho banheiro e também partindo para a agressão; mas as ofenças e a ação do autor foram totalmente ofencivas.
De certo modo, consigo me colocar em seu lugar: passamos por cada situação, ouvimos cada tipo de generalização, que chega uma altura que “o copo de aguá transborda”…

Acho que, mesmo que de certo modo distintas, as duas situações são bem parecidas: O Preconceito, A Intolerância…

Para não alongar mais o assunto, o vídeo abaixo, matéria do fantástico ilustram perfeitamente as situações:

E vocês, o que acham disso? Por favor, não deixem de opinar.

Beijos.

7 Comentários

 

7 respostas a “Preconceito: Imigrantes&Emigrantes”

  1. Ghost diz:

    Infelizmente há “pessoas” destas em todos os países.

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Jehjehcom – Blog, Jessica Pagliai. Jessica Pagliai said: Em dose dupla: http://migre.me/2xcSC e http://migre.me/2xd7r ;) […]

  3. Araujo diz:

    O preconceito esta em todo canto, e muitas vezes é praticado por pessoas ricas e com condições, como a estudante de direito que disse aquela barbaridade, provavelmente sem saber a cultura riquissima que existe por trás de toda pobreza do nordeste.

  4. Miguel diz:

    Olá.

    Infelizmente existe preconceito, racismo e intolerância em todo o lado.

    Parece-me que isso que aconteceu nas Caldas da Rainha foi um caso isolado.

    Felizmente os casos de violência (em particular assassinatos) são raros em Portugal.

    Depois há certas notícias sobre grupos de criminosos brasileiros que causam um certo receio em algumas pessoas (basta recordar o assalto a um banco há poucos anos atrás, feito por dois brasileiros).

    No meu caso, tenho vários amigos brasileiros e se tiver de classificá-los uso uma expressão habitual de um deles: “GENTE BOA!”.

    Honestos, sempre disponíveis para ajudar, trabalhadores e divertidos!

    É uma questão de saber escolher, porque deve haver “muito bandido” brasileiro, tal como existem muitos portugueses sem carácter, desonestos e mal educados!

  5. wilma diz:

    Oi, descobri seu blog esses dias e estou adorando ler tudo por aqui. Essa historia tragica do brasileiro foi noticiado aqui e não consigo entender como um rapaz foi morto por um homem embriagado e com arma branca (faca)!! como?!! esse assassino será que já estava premeditando matar alguém, fiquei sem entender, os amigos, a companheira, ninguém conseguiu dominar um bêbado? quando ouvi achei que a história era outra mas,acabei de ler aqui. Adorei no seu blog a cortina de fundo de pets, vou tentar reproduzir. Parabéns!!!

  6. Isto é revoltante! Afinal, antes de sermos mineiros, paulistas, nordestinos ou do Estado que seja, somos BRASILEIROS! Ja no caso de Portugal: somos todos iguais na diferença! Por isso sempre falo: ninguém é tolerante a tudo e a todos, mas ser tão intolerante assim é estupidez, hipocrisia e muitos outros adjetivos negativos, não é verdade?

    Abraços!

    Gustavo do blog intelectonizando.blogspot.com

  7. Re diz:

    Moro fora do Brasil e com CERTEZA existe preconceito simmm,a impressão é que estamos sempre pedindo um favor,mesmo sem pedir ajuda do governo,triste isso mas…ainda existe muito preconceito o mundo infelismente!

Deixar uma resposta

!-- WP FOOTER -->