23
Abr

Primeira vez em Paris!

Jéssica Pagliai @ Viagem


Acho que é, mais ou menos assim, que funciona: Quando somos crianças, sonhamos em ir a Disney e quando crescemos, nosso destino dos sonhos se torna Paris!

Quer dizer, comigo aconteceu exatamente assim… Hehehe

Algumas semanas depois de eu chegar do Brasil a surpresa: namorido tinha planejado quase toda nossa viagem para a Cidade Luz: as passagens, o hotel, agendado as exposições…! #lindo

Mas, alguns detalhes só descobrimos mesmo durante a viagem e então, essas dicas que trago hoje!

Capa

Lembrando que ficamos pouco tempo, apenas 3 dias completos mas, aproveitamos tudo ao máximo possível…

No primeiro dia:

A ida

ida

O voo de ida à Paris foi bem tranquilo!

Saímos de Aveiro por volta das 5h00, chegamos ao Porto por volta das 7h00 e, para ir até o Aeroporto bastou pegarmos o metro e pronto, já saímos lá dentro! Lembrando que, como a França pertence à Europa, foi como se tivéssemos viajado em um voo comercial.

Chegando lá, confesso que foi mais complicado… Como não sabemos falar nada em francês apenas nos comunicávamos em inglês foi um pouco difícil chegarmos no hotel principalmente de metro mas, depois de umas muitas voltas, acabamos chegando! Hehehe

 

Trens, Metros, RER…

estacao

Com certeza, nossos maiores companheiros de aventuras!

Lá em Paris, o sistema metropolitano possui 16 linhas identificadas por números de 1 a 14. É o 4º maior sistema europeu ocidental e, fica atrás apenas do sistema Metropolitano de Londres, Moscou e Madrid. Ligando toda cidade, incluindo a estação Gare du Nord, que possui conecções de várias outras linhas de transporte e, sendo uma das mais movimentadas da Europa tem destinos internacionais como para o Reino Unido, Belgica e Países Baixos como com a Eurostar. Ela é perfeita para quem está à procura de um novo destino para explorar em um fim de semana ou para descontrair e relaxar em uma pausa maior pois, a Eurostar comprado no site da Rail Europe pode oferecer bilhetes para uma ampla gama de destinos europeus.

 

Exposição: Star Wars Identities

exposicao-sw

Depois de fazer o check-in e deixar as malas no quarto, saímos para comer algo e ir até a Exposição Star Wars!

Lá, vimos a coleção real de trajes, modelos, acessórios e desenhos iniciais reais de todos os filmes da série Star Wars… Ainda e em paralelo com a exposição pudemos criar nosso próprio personagem, respondendo a uma série de questionários ao longo do trajeto!

 

Torre Eiffel

torre

E seria impossível ir para Paris e não visitar a Tour Eiffel nós por exemplo, fomos em todos os dias lá, que é o ícone mundial da França e uma das estátuas mais conhecidas do mundo! Também o edifício mais alto de Paris e o monumento pago mais visitado do mundo.

 

No segundo dia:

Museu do Louvre

museu-1

O Musée du Louvre fica instalado no Palácio do Louvre em Paris é, um dos maiores e mais famoso do mundo!

museu-2

Fica localizado entre o rio Sena e a Rue de Riral dos Champs-Élysées. Ele então dá forma ao núcleo, onde começa o Eixo histórico.

museu-3

É o mais visitado do mundo e onde se encontram obras famosíssimas com a Mona Lisa, a Vitória de Samotrácia, a Vénus de Milo… Além de numerosas obras-primas dos grandes artistas da Europa como Ticiano, Rembrandt, Michelangelo, Goya e Rubens, sendo assim uma das maiores mostras do mundo da arte e cultura humanas.

museu-4

 

Exposição: Superheroes – A arte de Alex Ross

exposicao-ar

No Mona Bismarck American Center for Art & Culture fomos na exposição do famoso artista de quadrinhos, Alex Ross.

Pela primeira vez em França, vimos uma vasta seleção de pinturas, desenhos reais e de coleção pessoal do artista, destacando sua diversidade de projetos desde seus desenhos de infância até trabalhos mais notórios para a Marvel e DC Comics.

 

Arco do Triunfo

arco

O Arc de Triomphe é um monumento, construído em comemoração às vitórias militares de Napoleão Bonaparte. Foi ordenada sua construção em 1806 mas, sua inauguração foi apenas em 1836 e nela tem gravados os nomes de 128 batalhas e seus 558 generais. Em sua base, se situa o Túmulo do soldado desconhecido de 1920. Ele se localiza na praça Charles de Gaulle, no encontro das avenidas Charles de Gaulle e Champs-Élysées e, nas extremidades das avenidas encontram-se a Praça da Concórdia e na outra La Defense.

 

No terceiro dia:

Conciergerie

conciergerie-2

O Conciergerie é o principal vestígio do Palácio da Cidade que foi a residência e sede do poder real francês, do século X até o século XIX e que se estendia sobre o local, que hoje é o Palácio de Justiça de Paris.

Atualmente, o edifício também se estende pelo Cais do Relógio, sobre a Ilha de la Cité.

relogio

Antigamente, a prisão ocupava o andar térreo do prédio, beirando o Cais do Relógio e as duas torres e, o andar superior era reservado ao Parlamento. A prisão da Conciergerie era considerada como a antessala da morte, durante a época do Terror a Revolução Francesa e eram poucos os que saiam de lá livres…

Uma curiosidade é que a Rainha Maria Antonieta foi aprisionada lá aprisionada em 1793, saindo apenas para morrer na guilhotina.

 

Rio Sena

sena

La Seine é um rio do norte de França, que banha sua capital e desagua no Oceano Atlântico.

Sua fonte é propriedade da cidade de Paris desde 1864 e, uma cova artificial foi construída um ano depois para controlar sua fonte principal. O entulho proveniente das demolições, do transporte de materiais para a construção da cidade, são produtos que navegam por suas águas. Também o carvão que abastece as usinas termoelétricas também é transportado por esse meio,

para evitar o congestionamento e poluição ambientão e sonora causada pelos caminhões, assim como de peças volumosas…

 

A torre Saint Jacques

torre-sj

A Tour Saint-Jacques foi construída no século XVI, é tudo o que restou de uma igreja durante a Revolução Francesa e foi o ponto de partida para a peregrinação até Saint Jacques de Compostella.

torre-sj-2

Com seu belo estilo gótico, se encontra no meio de uma das primeiras praças de Paris na rue de Rivoli, esquina com o boulevard Sebastopol e ao lado da praça Châtelet mas, infelizmente não é aberta ao público.

 

Catedral de Notre-Dame

catedral-nd-1

A Cathédrale Notre-Dame de Paris é uma das mais antigas catedrais francesas, em estilo gótico. Sua construção data do ano de 11633 e é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo daí o nome Notre-Dame ou seja Nossa Senhora, está situada na pequena Île de la Cité e é rodeada pelas águas do Rio Sena.

catedral-nd-2

Ainda, ela surgiu ligando a ideia do gótico e de todo seu esplendor ao efeito das necessidades da alta sociedade e, uma nova abordagem com o edifício contactando a ascensão espiritual.

 

Cemitério do Père-Lachaise

cemiterio

O Cimetière Père-Lachaise é o maior cemitério de Paris e um dos mais famosos do mundo. Lá estão sepultadas diversas personalidades como os músicos Frédéric Chopin, Jim Morrison, entre outros…

 

Campo de Marte

campo-marte

O Champ de Mars tem uma das maiores áreas verdes da cidade e está localizado entre a Torre Eiffel e a Escola Militar.

Relativamente ao seu nome, há uma certa controvérsia… Alguns acham que é uma homenagem direta ao deus romano da guerra enquanto outros, dizem que sua origem se deve ao Campo de Marte que é uma antiga zona de Roma. Mas, direta ou indiretamente, Campo de Marte deve seu nome ao deus Marte, já que o campo romano foi batizado em homenagem a ele.

A volta

volta

E então, depois de todas essas grandes aventuras… Voltamos pra casa! Hehehe

Beijos.

2 Comentários

 

2 respostas a “Primeira vez em Paris!”

  1. Wilma diz:

    Ah que legal Je, deve ter se encantado com a cidade, realmente, ela tem algo que faz com que temos vontade de voltar sempre. É um mundo de história que enquanto passeamos vamos recordando dos nossos livros da escola. Parabéns pelo passeio!!

  2. […] comemorar esta data tão especial, trago em detalhes algo que comentei aqui, nossa ida à Exposição Star Wars Identities em […]

Deixar uma resposta

!-- WP FOOTER -->